Onde focar seus esforços
Muitas pessoas me perguntam: “onde eu devo focar meus esforços? Em qual competência devo me desenvolver?”.
Para entendermos melhor onde colocar nossos esforços, tanto no desenvolvimento pessoal quanto no profissional, nós temos que compreender o conceito do “gargalo”.
Para isso, imagine uma corrente. Essa corrente é tão forte quanto o seu elo mais fraco. Se você quiser tornar essa corrente mais forte, você tem que fortalecer o elo mais fraco, e não os outros mais fortes. Então, nesse exemplo, o gargalo é justamente esse elo mais fraco da corrente.
Na sua vida pessoal, você também tem um gargalo. Aquela área que se você concentrar os seus esforços, você vai se desenvolver. E logicamente, a corrente vai passar a quebrar em outro lugar. Consequentemente, sempre teremos um ponto fraco.
Usando outra metáfora para entender o gargalo, você pode ter uma caixa d’água de 10 mil litros mas o que vai determinar a quantidade de água que vai sair, é o diâmetro do cano, e não a capacidade da caixa.
Procure refletir sobre qual é o gargalo na sua pessoal ou na sua empresa, pois é neste ponto que concentrar os seus esforços vai trazer mais resultados.