Quanto tempo leva para uma ação se transformar em um novo hábito?
Com certeza, você já leu por aí alguns números mágicos sobre a formação de um novo hábito. Seja para uma nova dieta, exercícios físicos ou produtividade, existem textos e mais textos por aí falando que bastariam 21 dias de uma atividade repetida para que ela se tornasse um novo hábito. Isso é verdade? A resposta é não!
Então, quanto tempo leva?
Seria muito fácil se fossem apenas 21 dias, mas não é bem assim. Hábitos são comportamentos praticamente automáticos, que nem pensamos antes de fazer e, por isso, é um desafio transformar os ruins em bons, mas é completamente possível.
Um estudo recente, realizado na Inglaterra, chegou à conclusão de que, para desenvolver um novo hábito, seriam necessários no mínimo 66 dias. Mas esse número é uma média e ele variou bastante de indivíduo para indivíduo e, claro, dependendo do hábitos.
Beber um copo de água depois do café da manhã demorou cerca de 20 dias para se transformar em hábito. Exercitar-se levou 84 dias para virar hábito para um dos participantes do estudo.
De pessoa para pessoa
Este mesmo estudo aponta que a variação de um novo comportamento poderia levar de 18 a 254 dias para se transformar em um novo hábito. Isso acontece porque é necessário levar em conta fatores individuais e também o novo hábito que gostaria de desenvolver.
Se o seu objetivo for simples, como comer uma fruta no café da manhã, por exemplo, pode ser que se torne um hábito mais rapidamente. Mas se quiser mudar algo drasticamente, será preciso bem mais tempo do que isso.
Só não desista, porque o seu cérebro inevitavelmente entenderá que precisa mudar de comportamento e irá naturalizar as suas novas ações, fazendo com que elas também entrem no piloto automático da rotina.
Mas é claro que vale lembrar que nem tudo é obrigatoriamente para sempre, seja o seu hobby, profissão ou cardápio. A vida é rica em oportunidades e a ideia de que você pode ser o que desejar é maravilhosa.
Praticar novos esportes, aprender outras culturas, mudar o círculo de amigos, entre outras coisas, é sempre uma possibilidade. O interesse em mudar de hábitos e sair da zona de conforto faz com que o cérebro esteja constantemente se reorganizando e transformando um comportamento em um novo hábito.
Se quiser saber mais sobre a importância da mudança de hábito, eu posso te ajudar. Baixe o meu e-book gratuito “O Poder do Mini-hábito”. Tenho certeza que vai fazer muita diferença na sua vida. Clique aqui!
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo