5 Hábitos alimentares da adolescência que passaram da hora de você abandonar!
A transição da adolescência para a vida adulta nem sempre é fácil. Quando adolescente, você não quer ordens, regras e quer ser dono do próprio nariz. Já quando alcança esse patamar, fica bastante perdido e segue com heranças trazidas pela adolescência, não é? Com os hábitos alimentares não é nada diferente.
Comer é considerado um dos maiores prazeres da vida, mas não dá para comer besteiras o tempo todo, não é mesmo? Além de ser zero saudável, é importante lembrar que o metabolismo vai desacelerando à medida em que envelhecemos, ou seja, perder peso é possível, mas não com a mesma facilidade dos 18 anos.
É fundamental manter uma alimentação equilibrada e abandonar de vez os hábitos alimentares da adolescência. Seu corpo agradece!
Separei uma pequena lista de hábitos alimentares que devem ser deixados para trás. Pode ter certeza que essa mudança só te trará coisas boas!
- Comer com o celular nas mãos
Não prestar atenção no que você está comendo atrapalha todo o processo digestivo e ainda te faz engordar. Isso porque você agrega uma camada de ansiedade e distração no momento da refeição, não presta atenção na mastigação e demora para alcançar a sensação de saciedade, comendo mais do que deveria. Além de tudo, isso não é bom para a postura, não é higiênico e você deixa de prestar atenção em todo o mundo offline a sua volta.
- Comer deitado
Esse também é um dos hábitos alimentares mais comuns da adolescência. Sabe quando você faz o seu prato e corre para a cama, colocando vários travesseiros e se acomodando para assistir seu filme ou série favorita enquanto come?
Não faz nada bem! Comer deitado pode aumentar o risco de desenvolver a doença do refluxo gastroesofágico, que além de causar desconforto, também está ligada a ataques de coração.
- Pular refeições
Na infância existe uma rotina alimentar controlada pelos pais, mas na adolescência é muito difícil ter esse controle, ainda mais com os adolescentes querendo autonomia em tudo, inclusive no que comem, não é mesmo?
Esse comportamento, sem dúvida, influencia nos hábitos alimentares da vida adulta, como é o caso de pular refeições, comendo no horário em que der na telha. Seu corpo precisa de determinado número de calorias e nutrientes para funcionar bem.
Aumentar o intervalo entre as refeições não muda isso. O que acontece é que o seu organismo, privado dos alimentos, começará a estocar gordura. Ou seja, fazendo isso, você ainda engordará!
- Comer fast food
Na adolescência você quer comer fast food porque é legal, gostoso, você vê na tv e quer fazer parte daquela cultura. O problema é que você leva isso para a vida adulta, ainda mais achando que é só um lanche rápido, que combina com a vida moderna, onde não se tem tempo para preparar as refeições ou buscar opções mais saudáveis.
Como consequência da ingestão exagerada de fast food estão muitos problemas de saúde, porém, o mais visível é a obesidade generalizada. É preciso realmente eliminar esse comportamento e mudar os hábitos alimentares. Ainda há tempo de realizar a reeducação alimentar e comer de maneira saudável!
- Refrigerante durante as refeições
Refrigerante, por si só, já é um péssimo comportamento. Durante as refeições, só piora. O refrigerante contém MUITO açúcar, e tomá-lo durante uma refeição rica em proteínas diminui a eficiência metabólica, o que pode levar o seu corpo a armazenar mais gordura. Melhor esquecer o refrigerante, né?
Existem muitos outros hábitos alimentares herdados pela adolescência e que precisam ser deixados de lado. Para mudar isso, eu posso te ajudar! Você pode dominar os seus hábitos e ter uma vida mais saudável, com qualidade de vida e bem-estar. Mudar é um desafio mesmo, mas quando você percebe que é o melhor caminho para uma vida melhor, tudo se torna mais fácil.
Conheça o meu e-book “Domine os seus hábitos com a neurociência” e mude a sua vida! Clique aqui!
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo