Arrogância Leva ao Fracasso
Recentemente li um estudo muito interessante, onde os pesquisadores se perguntavam qual tipo de pessoa que tinha mais recaídas na hora de uma mudança hábito.
Por exemplo, a pessoa que parou de fumar mas volta um tempo depois. Então, eles aplicaram um teste de autocontrole, para que cada um dos participantes avaliasse como ele se considerava em relação ao seu autocontrole das emoções.
No final, foram separados dois grupos: os que tinham muito autocontrole e os que tinham pouco. Então, eram propostos experimentos onde quem colocava o cigarro na boca e não fumava ganhava o maior valor, quem deixasse o cigarro na mesa sem fumar, ganhava um valor menor e assim por diante.
Os pesquisadores descobriram que aquelas pessoas que julgavam terem mais domínio sobre elas mesmas, arriscavam mais. E, curiosamente, eram as que apresentavam um maior índice de recaídas.
Ou seja, a arrogância era um fator muito importante para a recaída. Por isso, fique sempre atento na hora de mudar de hábito. Você precisa ser humilde para reconhecer os seus limites.