Aumente em até 4 vezes a chance de se recuperar de um quadro depressivo
Uma nova pesquisa revela os melhores mecanismos para enfrentar a depressão profunda. O estudo foi publicado na revista Psychiatry Research (Fuller-Thomson et al., 2016) e demonstra, por exemplo, que ter apoio social quadruplica a chance de que uma pessoa deprimida vá se recuperar.
Relações afetivas de apoio são uma das chaves para a recuperação bem sucedida de quadros de depressão profunda. Os pesquisadores descobriram que 39% das pessoas que tiveram depressão, conseguiram uma recuperação completa quando inseridas em um ambiente afetivo.
A pesquisa também mostra que duas das melhores maneiras de se lidar com a depressão a longo prazo foram: a prática de exercícios físicos e a busca pela espiritualidade.
A dra. Mercedes Bern-Klug, uma das autoras do estudo, disse: “adultos anteriormente deprimidos, que tinham relacionamentos íntimos e de suporte emocional, apresentaram quatro vezes mais probabilidade de relatarem saúde mental completa do que aqueles sem tais relações. Ter pelo menos um amigo de confiança foi fundamental para cultivar a saúde”.
Os dados evidenciam que aqueles que se recuperaram de depressão estavam livres de pensamentos suicidas e de sintomas de outros problemas de saúde mental, no ano que passou. E não só isso, relataram felicidade quase diariamente ou pelo menos momentos de satisfação com a vida.
Segundo o Professor Esme Fuller-Thomson, que liderou o estudo: “Esta pesquisa fornece uma mensagem de esperança para os pacientes que lutam contra a depressão, assim como para suas famílias e profissionais de saúde. Um grande número de indivíduos anteriormente deprimidos se recuperaram e continuaram a atingir um estado de bem-estar”. Já Deborah LaFond, uma das autoras do estudo, disse: “o estudo mostra claramente a importância, para os profissionais de saúde, em se considerar estratégias que abordem ambos, os problemas de saúde física e de isolamento social, ao tratarem pessoas com depressão”.