Como ajudar as crianças a construírem bons hábitos de sono?
Uma boa noite de sono é importante para todas as pessoas, independente da fase da vida, mas na infância, é fundamental que os pais fiquem de olho e estimulem os bons hábitos de uma noite bem dormida.
Para começar, os pais precisam fazer uma espécie de higiene do sono, que inclui criar uma rotina de horários, diminuir o uso de aparelhos eletrônicos e pensar em estratégias de relaxamento, como ler ou ouvir uma música calma.
Se esses bons hábitos não foram passados ou seguidos pelos seus filhos, não se desespere. Não significa que seja impossível fazer uma reeducação depois, mesmo com adultos, mas a facilidade não é a mesma.
Eu insisto aqui na importância de ajudar as crianças a dormirem bem, porque o sono insuficiente pode trazer problemas sérios como a alteração da memória, o que pode comprometer o rendimento escolar.
Mas o meu filho é bebê, o que eu faço?
Os bons hábitos para uma rotina do sono deve começar muito cedo, nas semanas seguintes ao nascimento da criança. Nesse momento, é importante que o bebê consiga diferenciar a noite do dia.
Por exemplo, assim que o sol se pôr, não acenda todas as luzes do ambiente, e sim abajures, evitando a iluminação excessiva e ajudando no relaxamento. Lembre-se, também, que brincadeiras agitadas são para o dia.
Como estimular os bons hábitos de sono?
Para ajudar as crianças a dormirem bem, é importante seguir alguns passos. São simples e, com certeza farão diferença no adulto que se tornarão, principalmente com relação à saúde e qualidade de vida. Separei algumas dicas que você deve seguir com os seus filhos:
Dormir cedo
Pense que a necessidade da criança é diferente do adulto, então, se para nós 8 horas de sono são suficientes, para o seu filho não funciona dessa maneira. Como gastam muito mais energia e estão em fase de crescimento, aconselho que durmam por volta das 20h e tenham mais de 10 horas de sono… todos os dias. Não esqueça da rotina!
Prepare o ambiente
Quando estiver próximo da hora de colocar a criança para dormir, diminua as luzes e os ruídos da casa. Quanto mais calmo o ambiente estiver, mais facilmente o seu filho entenderá que é a hora de relaxar. Aliás, esse é um dos bons hábitos que você também deveria seguir.
Alimentos leves
Procure oferecer refeições mais leves à noite, para facilitar a digestão e o sono da criança. Isso fará toda a diferença para horas bem dormidas.
Evite líquidos a noite
Principalmente para as crianças maiores, evite oferecer líquidos próximos a hora de dormir, porque pode dar vontade de ir ao banheiro durante a noite. O último copo de água deve ser ingerido pelo menos uma hora antes do seu filho ir para a cama.
Esses são alguns bons hábitos fundamentais para que a criança tenha uma rotina de sono de qualidade. Para você garantir que o seu filho cresça saudável, disposto e aproveite a infância da melhor maneira possível, fique de olho nas noites bem dormidas.
Caso ele ainda não tenha um ritmo saudável para dormir, eu posso te ajudar e mudar os hábitos – seus e dele. Baixe o meu e-book gratuito “O Poder do Mini-hábito”. Tenho certeza que vai fazer muita diferença na sua vida. Clique aqui!
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo