Como o efeito placebo, crenças e a realidade influenciam o nosso comportamento?
Nosso comportamento é embasado em nossa realidade e crenças, mas é preciso manter os pés no chão e entender que nem sempre é tão favorável.
As crenças são filtros que através dos quais nós interpretamos a realidade. Elas têm um poder imenso para determinar o nosso comportamento e, interferem diretamente nas conquistas da sua vida e em momentos de tomada de decisões (leia também o artigo Tomada de Decisões). É importante considerar as nossas crenças, contudo, é imprescindível coloca-las em conflito com a realidade e outras experiências da sua vida.
Exemplos citados neste vídeo nos mostra que diversificar o nosso modo de pensar sobre as crenças são primordiais em momentos de transições e de grandes mudanças de comportamento que realizamos no decorrer da vida. É fato que o dia que você deixou de acreditar em Papai Noel você se comportou diferente.
Acreditar em crenças é tão forte que, todo medicamento quando é estudado realiza-se o estudo chamado de duplo cego: você entrega a pílula verdadeira para um grupo de pessoas e uma outra pílula que contém farinha de trigo como ingrediente para o outro grupo. Nem o médico que receitou e nem o paciente sabe sobre a farinha, pois, se souber acontecerá o efeito placebo.
O efeito placebo é quando a pessoa acredita tanto que aquele remédio vai cura-la, que o remédio cura. Não é uma cura falsa, realmente cura! Porém, não se pode dizer que a cura ocorreu devido a substância do remédio, mas sim pelo efeito placebo.
Realizar mudanças no cotidiano é fundamental para o desenvolvimento pessoal e também profissional. Em outro vídeo sobre mudança você terá informações de como funciona as transições neste momento e como lidar com elas. Tenho certeza que as técnicas aplicadas te levarão ao sucesso de suas metas.