Como os seus hábitos influenciam seus filhos?
Estamos em uma sociedade onde predomina a impaciência e a cultura do “quero tudo agora e sem esforço”. É justamente por isso que mudar os hábitos se tornou uma tortura. Não porque seja difícil, mas porque não abrimos espaço para sair da zona de conforto. Será que este tipo de comportamento influencia positivamente os nossos filhos? Sabemos que a resposta é não!
Mudar está ao alcance de todos. Para que isso funcione de maneira saudável, é preciso escolher mudanças que sejam positivas e repeti-las até que se transformem em novos hábitos.
Não adianta cobrar dos filhos certos comportamentos que não temos, como comer verduras, ler, não procrastinar ou não tomar refrigerante. Os nossos hábitos são espelhos, principalmente para crianças menores.
Dê bons exemplos
O interesse dos filhos por novidades e por querer aprender uma coisa diferente todos os dias te deixa de cabelo em pé? Pense que isso é ótimo e que as crianças precisam construir a visão de mundo, seus conhecimentos e formar seus valores. Tudo isso, tem muito a ver com os pais.
A influência dos pais sobre os hábitos dos filhos é bem marcante até os doze anos de idade. O período é suficiente para deixar marcas positivas na formação da criança, portanto, é fundamental cortar os maus hábitos e incentivar as crianças a terem uma vida mais saudável o quanto antes.
Separei alguns comportamentos extremamente nocivos e que podem influenciar negativamente nos hábitos dos filhos:
Falar palavrão
Pais que proíbem o uso de palavrão, mas quebram as próprias regras, acabam incentivando os filhos a usarem essa linguagem, uma vez que eles adotam o comportamento dos pais como correto. A partir dos três anos de idade, seu filho já é capaz de repetir o que ouve – incluindo as palavras que você usa para extravasar a raiva.
Sedentarismo
Que as crianças só pensam em videogames, celulares e computadores, não é novidade, mas ficar o dia todo enfiadas em casa nos jogos online não é nada saudável. A boa notícia é que os pais podem influenciar nesse comportamento e incentivar os filhos a fazerem mais exercícios.
Comprometer-se com a família para praticar exercício cria um incentivo mútuo para manter a frequência de atividade física, trazendo benefícios e novos hábitos para toda a família.
Fumar
Acender um cigarro perto dos seus filhos é extremamente maléfico. Além dos riscos do fumo passivo, as crianças com pais fumantes têm muito mais chances de compartilhar o vício, uma vez que têm o exemplo dentro de casa. E não adianta apenas dizer a eles que é ruim se você está constantemente fumando. Mude seus hábitos!
Não tenha mais dúvidas de que seus hábitos – positivos e negativos – influenciam muito o comportamento dos seus filhos. Para não colaborar com ações ruins, mude também. Se quiser saber mais sobre a importância da mudança de hábito, eu posso te ajudar. Baixe o meu e-book gratuito “O Poder do Mini-hábito”. Tenho certeza que vai fazer muita diferença na sua vida. Clique aqui!
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo