Confiança – Porque ela é tão necessária?
Confiança: um valor pessoal que pode levar muito tempo para ser construído e segundos para ser destruído.
Confiança é um ingrediente fundamental para mantermos as relações humanas, tanto as pessoais quanto as profissionais. Ela não é baseada em posses, é uma ponte entre duas ou mais pessoas que se constroem nos pilares desses três pontos: sinceridade, competência e congruência.
A sinceridade está de mãos dadas com a confiança, com ela é permitido viver abertamente os próprios sentimentos e atitudes do momento, se mantendo franco e transparente para com o outro. Fazer o que se promete é onde encontra a forma de demonstrar a competência e confiança, diferente do que alguns indivíduos insistem em oferecer mundos e fundos sem cumprir com sua palavra. A congruência está naquele momento de falar e agir conforme seus sentimentos e pensamentos, ou seja, ser o que se é, expressar e colocar pra fora o que está dentro de você.
Confiança é uma abstração, pois ela pode ter diversos significados que varia de pessoa para pessoa. Ela não é “8 ou 80”, ou seja, é mais flexível e depende do contexto que está inserida. Por exemplo: podemos confiar num indivíduo e emprestá-lo um dinheiro, mas não para deixá-lo na sua casa por uma semana tomando conta do seu animal de estimação.
Diante do fato, conclui-se que é mais eficaz pensar o quanto podemos confiar em alguém dentro de um determinado contexto. Necessitamos da confiança quando não estamos a postos a ver o que está acontecendo pelos nossos próprios sentidos, assim, acreditamos naquele em que pensamos poder confiar sem medo de se decepcionar. Assista ao vídeo e entenda os pilares que sustentam a força da confiança!
Para complementar sua leitura assista também o vídeo O poder das decisões.