Descubra 7 fatos incríveis sobre a ansiedade
Alguns fatos surpreendentes sobre a ansiedade incluem que ela afeta o olfato e o equilíbrio, a percepção de nosso espaço pessoal e mais…
A ansiedade pode ser incapacitante em excesso, mas existe por uma boa razão. Ela nos diz que estamos em perigo e precisamos fazer algo. Foram os nossos antepassados ansiosos que se prepararam melhor para o inverno e planejaram lutar contra tribos vizinhas. Já os nossos ancestrais relaxados e descontraídos, não sobreviveram.
No entanto, os efeitos da ansiedade não se limitam à motivação: passam da mente para todas as áreas da vida. Veja 7 exemplos:
- A ansiedade piora o cheiro das coisas
Este é talvez um dos fatos mais incomuns sobre a ansiedade. À medida que as pessoas ficam mais ansiosas, eles são mais propensas a rotular um cheiro neutro como mau cheiro. O motivo, explica o professor Wen Li, é que: “no processamento típico de odor, geralmente apenas o sistema olfativo é ativado. Mas, quando uma pessoa fica ansiosa, o sistema emocional torna-se parte do fluxo de processamento olfativo”.
- Exercícios físicos reduzem a ansiedade
Geralmente, quando as pessoas fazem um pequeno exercício, sentem menos os efeitos da ansiedade em suas vidas. Apenas 20 minutos podem fazer você se sentir mais calmo. Os benefícios de um pequeno treino se estendem além da academia para a vida cotidiana.
Um estudo descobriu que apenas descansar, embora reduza a ansiedade, não ajuda a te proteger contra eventos estressantes. O exercício, no entanto, parece ter um efeito mais duradouro, ajudando a reduzir a ansiedade quando você é confrontado com situações estressantes.
- O efeito hereditário
Como muitas coisas, a ansiedade em parte vem nos genes, mas parte da razão pela qual as pessoas ansiosas desenvolvem esse sentimento é por causa do comportamento de seus pais. As crianças são mais propensas a estar ansiosas quando seus pais as criticam, exibem altos níveis de dúvida e estão emocionalmente distantes.
- Pense diferente
Uma das melhores maneiras de reduzir a ansiedade é pensar sobre situações de uma maneira diferente. Por exemplo: “não é uma prova, é um pequeno questionário divertido”, “não é uma apresentação assustadora, é um pequeno bate-papo com alguns colegas” ou “não é uma entrevista de emprego, é uma chance conhecer algumas pessoas novas”.
A maioria das situações pode ser reformulada desta forma e os estudos mostram que as pessoas que fazem isso naturalmente – ao invés de tentar suprimir sua ansiedade – sentem-se menos ansiosas em situações sociais estressantes.
- Ansiedade afeta o equilibrio
As pessoas que experimentam níveis mais severos de ansiedade muitas vezes também têm problemas com o equilíbrio. Às vezes, elas se sentem tontas por nenhum motivo aparente e se balançam mais do que outros enquanto estão de pé. Estudos demonstraram que tratar o problema do equilíbrio pode ajudar com a ansiedade.
- Meditação reduz a ansiedade
Além de se exercitar e pensar diferente, aqueles que sofrem com a ansiedade também podem experimentar a meditação. Para escolher apenas um dos muitos estudos recentes, descobriu-se que quatro aulas de meditação de 20 minutos foram suficientes para reduzir a ansiedade em até 39%.
- A ansiedade expande o espaço pessoal
Todos nós temos um campo invisível ao nosso redor que não deve ser invadido por outras pessoas. Na frente do rosto esse campo geralmente é de cerca de 20 a 40 cm; se outros se aproximarem sem a nossa permissão, é estranho. Mas, pesquisadores descobriram que um dos fatos sobre a ansiedade é que curiosamente, para pessoas ansiosas, esse espaço é maior.
Adaptado de PsyBlog