Dicas para reduzir a procrastinação
A má administração do tempo leva a um hábito que tem atingindo a rotina de alguns profissionais: a procrastinação. Aprenda como diminuir este hábito e aproveitar melhor o seu dia.
Em uma postagem anterior, Fuja da procrastinação, apresentamos o que significa o hábito da procrastinação e o que ela traz à rotina de um profissional. Há uma grande inquietação sobre este hábito e o resultado de diversos estudos sobre a prática de procrastinar confirma a necessidade dessa preocupação.
Entre tantas informações e estudos, os cientistas ainda não descobriram uma forma automática para exterminar com essa mania de adiar as tarefas para depois. Reunimos aqui, para complementar o vídeo, dicas para diminuir o ritmo da procrastinação e aumentar sua produtividade. Confira:
- Atente-se ao problema!
Pessoas motivadas podem eliminar a procrastinação da sua rotina com mais facilidade. Busque encontrar uma boa razão para se movimentar. Determine quais são os objetivos que deseja alcançar e quais as prioridades. Encontre as razões que sustentará a realização dos seus desejos.
- Não seja ambicioso!
Não há necessidade de encher-se de pretensões e fazer listas com metas mirabolantes, mais cedo ou mais tarde ela poderá encontrar pedras no caminho e você terá suas expectativas frustradas. Busque a realidade e coloque freios em suas ambições. Planeje suas tarefas como se tivesse menos tempo para exercê-las.
- Comece “do começo”
É hora de dar start no caminho para o fim da procrastinação. Há grandes expectativas envolvidas e, para que não haja falhas comece pelos pequenos exercícios. Escolha missões pequenas para largar a tendência de procrastinar. Só a prática da ação já lhe oferecerá adrenalina suficiente para não abandonar.
- Crie recompensas
Determine em meios as tarefas recompensas há cada conclusão de um ciclo de atividades. Isso lhe trará a sensação de como é gratificante finalizar alguma coisa. Conte para alguém a tarefa e certifique que essa pessoa lhe cobrará caso não seja concluída.
- Mais adrenalina
Algumas pessoas podem deixar de realizar tarefas por estarem se sentindo cansadas e, este cansaço pode ser o resultado de um baixo índice de adrenalina, neurotransmissor responsável por preparar nosso organismo para situações de esforço físico. É bastante recomendável encontrar uma atividade física que lhe agrade e encaixe nos seus horários para praticá-la regularmente.
Todas as dicas citadas acima requer esforço próprio e força de vontade para colocá-las em prática. Corte palavras como desânimo, cansaço e estresse do seu vocabulário, procure viver o momento real e ser otimista. Não desista da primeira vez, siga sempre o seu ritmo!