Felicidade no trabalho, qual a sua influência na produtividade?
“Saber o que trás aos funcionários a felicidade no trabalho irá não só aumentar a produtividade e a moral, mas também fará com que eles pensem menos em desistir.”
Todos queremos ser felizes, tanto na vida pessoal quanto profissional. Vários motivos podem deixar uma pessoa feliz e satisfeita com suas conquistas, ser bem-sucedido profissionalmente, viver um grande amor, viajar, ter o emprego dos sonhos e por aí vai. Felicidade tem muito haver com escolhas, por isso ter objetivos traçados é fundamental, e é algo que você pode fazer por você mesmo. E, para conseguir, isto é, preciso preencher quatro requisitos fundamentais que constituem a nossa condição humana: afetividade, trabalho, espiritualidade e saúde.
Passamos a maior parte de nossos dias no trabalho e neste período, caso não haja o prazer em desenvolver as nossas atividades, por consequência, não seremos integralmente satisfeitos com nós mesmos. A única maneira de conseguir ter uma vida mais agradável é fazer com que o trabalho seja sinônimo de prazer.
Felicidade pode aumentar a motivação e a produtividade no trabalho?
A resposta é com certeza sim! Profissionais felizes não só produzem mais, como também tem a capacidade de criar ambientes de trabalho mais produtivos, e com sua postura podem ajudar quem está a sua volta. As empresas devem incentivar e aproveitar a felicidade de seus funcionários para modificar o cenário corporativo, estamos em um momento de crise em nosso país e todos esses acontecimentos geram sensação de desconforto e instabilidade.
Muitos empresários ainda acreditam que motivação está relacionada com aumento de salário e benefícios básicos. Estes são certamente importantes, mas algumas outras ações focadas em qualidade de vida e preocupação com a saúde são grandes atrativos para os colaboradores. Hoje, o mundo corporativo está aprendendo a lidar com este cenário e começa a ver que o bem-estar das pessoas, tanto na vida pessoal, como dentro da empresa, reflete em produtividade e retenção de talentos. A retenção de talentos é assunto de preocupação de qualquer organização nos dias de hoje. Conseguir permanecer com o quadro de funcionários intacto envolve custos e com ambiente onde as pessoas se sintam felizes, os gastos com esta retenção serão muito menores.
Várias ações podem ser direcionadas para influenciar e modificar o ambiente de trabalho, entre elas podemos citar:
- Criar no grupo um senso de propósito comum,
- Envolver a todos na definição de metas e objetivos e definir o papel de cada colaborador para a concretização de cada uma delas;
- Incentivar a competição com a concorrência;
- Criar sistemas de incentivos e recompensas;
- Ambientes favoráveis ao trabalho;
- Reconhecimento pelo esforço e trabalho para concretização da meta;
- Fornecer pedir feedback regular;
- Criar política de incentivo à saúde e ao esporte.
Além de tudo isso, o bom relacionamento dos líderes com os colaboradores é um ponto chave. O líder preocupado com o desenvolvimento, as aspirações e os objetivos de todos dentro da empresa melhora as relações e consequentemente os resultados.