Os impactos das bactérias intestinais na saúde
As bactérias intestinais fazem parte de um conjunto conhecido como microbioma. O microbioma é definido como um grupo de micro-organismos em um ambiente particular (incluindo o corpo ou uma parte do corpo). Dependemos de um vasto exército deles para nos mantermos vivos – um microbioma nos protege contra germes, outro quebra alimentos para liberar energia e produzir vitaminas, etc.
Cunhado em 2001 pelo biólogo molecular Joshua Lederberg, o termo “microbioma” começou a chamar atenção recentemente em referência à saúde gastrointestinal ou intestinal. Além das funções essenciais dos nossos micróbios, como a digestão de alimentos e a síntese de vitaminas, os estudos ligaram o microbioma à saúde intestinal, bem como ao humor, ao comportamento humano e a distúrbios metabólicos.
Está ficando cada vez mais claro que agredir nossos sistemas intestinais com drogas farmacêuticas, produtos químicos ambientais e alimentos tóxicos, é um fator primário na elevação das taxas de doenças. Uma vez que 60 a 80% do nosso sistema imunológico está localizado no intestino, os desequilíbrios gastrointestinais foram associados ao aumento nas taxas de obesidade, autismo.
Os desequilíbrios hormonais (tireoide, glândulas supra-renais) geralmente podem ser relacionados com, entre outras coisas, uma dieta ocidental com alto teor de açúcares e carboidratos. Esses maus hábitos alimentares podem destruir o delicado equilíbrio das bactérias intestinais. Quando o “ambiente” no intestino é insalubre, isso pode causar mais problemas do que apenas dor estomacal, gás, inchaço ou diarreia.
Pesquisas recentes sugerem que a inflamação intestinal pode desempenhar um papel crítico no desenvolvimento de certos tipos de câncer e doenças do sistema imunológico. Até que seja possível estabelecer claramente este relacionamento complexo, não será possível prevenir ou intervir efetivamente em muitas das doenças que estão devastando a vida das pessoas atualmente.
Em outra linha de pesquisa, também foi descoberto que um microbioma saudável com bactérias probióticas benéficas pode desempenhar “um papel importante na redução da inflamação no intestino, um fator de risco envolvido em doenças que vão desde resfriados até câncer, doenças cardíacas, artrite, ansiedade, depressão e declínio cognitivo”, de acordo com a nutricionista Katherine Tallmadge, autora do famoso livro Diet Simple.
Além disso, as bactérias podem ajudar a queimar gordura corporal e reduzir a resistência à insulina. Então, para ficar magro e saudável, ela sugere que você considere adicionar mais alimentos probióticos, que são alimentos com bactérias saudáveis, como iogurte natural, natto, kefir, à sua dieta.
No entanto, para que uma cura verdadeira e uma prevenção significativa ocorram, você deve enviar continuamente as mensagens do seu corpo de que é seguro, que não está sendo atacado e que é bem nutrido. Sua própria pesquisa sobre dieta, suplementos e treinamentos para a mente, tais como meditação, yoga e mindfulness, o ajudarão no caminho para melhorar a saúde.
Essa consciência, aliada à ajuda profissional de nutricionistas e médicos, vão educá-lo sobre como manter seu intestino saudável, garantindo assim seu bem-estar físico e mental ao mesmo tempo!
Adaptado de The Life Extension Blog