Neurociência: como treinar o seu cérebro para hábitos melhores
Eu sempre reforço que os hábitos nos fazem viver no piloto automático. Isso acontece porque executamos ações o tempo todo sem nem parar para pensar nelas, são naturais, como levantar da cama e escovar os dentes.
Quebrar um mau hábito, em última análise, é uma questão de reconectar seu cérebro e fazê-lo reconhecer e naturalizar hábitos melhores a medida em que vamos repetindo o comportamento.
Quanto mais realizamos uma ação ou nos comportamos de determinada maneira, mais elas ficam fisicamente conectadas ao seu cérebro, formando hábitos. Ação, comprometimento, consistência e paciência, essas são as habilidades necessárias para construir hábitos melhores e deixar os nocivos para trás.
Como treinar o cérebro para hábitos melhores?
Dominar seus hábitos é muito importante e, para isso, é preciso fazer com que seu cérebro entenda e aceite novos comportamentos por meio da ação e da repetição. Juntamente a isso, é fundamental manter o seu cérebro saudável para criar hábitos melhores a longo prazo.
Para te ajudar, separei alguns passos para seguir e construir hábitos melhores, garantindo mais saúde, bem-estar, qualidade de vida e produtividade. Pode ter certeza que a sua vida se transformará para melhor em todos os aspectos, tanto no pessoal quanto no profissional.
Reeduque-se alimentarmente
Viver fazendo dieta é algo comum, principalmente para perder alguns quilos. O problema é que ficar entrando e saindo de dietas afeta negativamente o cérebro, que reage com receio da escassez de alimentos e vai sempre preferir o que garante prazer imediato, como um bolo de chocolate, por exemplo.
Por isso, é importante substituir dietas mirabolantes por reeducação alimentar, pois isso te fará uma pessoa mais saudável, não será restritivo e seu cérebro conseguirá acompanhar a mudança de hábito e torná-la automática com o passar do tempo.
Exercite-se
Quando a agenda aperta e a vida está atribulada, geralmente o que riscamos primeiro são os exercícios. Essa atitude está errada porque o cérebro vai preferir o comodismo e a zona de conforto, ficando mais difícil retomar as atividades físicas depois. Além disso, é muito importante uma válvula de escape para o estresse do dia a dia e nada melhor do que se exercitar para isso.
Pense positivo
Xô negatividade! Para hábitos melhores é preciso mudar a perspectiva e parar de acreditar que é difícil ou que você não consegue mudar, que não é capaz, que não é bonito ou inteligente o suficiente, etc. Dominar seus hábitos é possível, então não deixe acontecer o contrário.
Aprenda coisas novas
Você sabia que Einstein dizia que se as pessoas gastassem 15 minutos por dia aprendendo algo novo, em um ano elas seriam experts em um assunto e em cinco anos se destacariam nacionalmente? Parece exagero, mas não é! Aprender coisas novas quebra a rotina e estimula o cérebro, ou seja, é muito importante para adquirir hábitos melhores.
Acredite quando eu digo que hábitos melhores são possíveis, principalmente se você aprender a dominá-los. Eu posso te ajudar com isso. Conheça o meu e-book “Como dominar seus hábitos com a neurociência” e transforme a sua vida para melhor.
Fique atento às novas postagens do blog sobre qualidade de vida, produtividade, saúde e bem-estar.
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo