Noite mal dormida: mude seus hábitos para recuperar o seu sono
Você já deve estar cansado de ouvir de empresários ou autoridades políticas dizendo que dormem pouco para serem mais produtivos e alcançarem o sucesso, né? O problema é que essa não é uma característica admirável e você não tem que fazer o mesmo.
A falta de sono é extremamente prejudicial para o corpo, o cérebro e a produtividade em todas as fases da vida. Se você não tem qualidade de sono, mude seus hábitos.
Se você quer qualidade de vida, tem que investir na sua noite de sono. Mas um alerta: a indução ao sono tem que acontecer de maneira natural para realmente fazer bem e não com inúmeros remédios – a não ser que o seu médico lhe diga que você precisa tomá-los. Portanto, eu repito, mude seus hábitos para garantir, no mínimo, 8 horas de sono muito bem dormidas.
O que acontece se dormirmos mal?
Durante o sono, todos os nossos sistemas se recuperam e repõem o que foi perdido durante o dia, além de relaxar e descansar também a mente. Quando dormimos mal, o corpo é afetado e abre brechas para diversas doenças como Alzheimer, doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e depressão.
Você sabia que depois de 20 horas ininterruptas sem dormir, o organismo fica tão incapacitado como quando está bêbado? É realmente séria a questão da insônia.
É possível recuperar o sono?
Agora eu tenho uma má notícia: o sono não pode ser recuperado. Você não pode acumular uma dívida do sono e pagar depois, infelizmente. O que você pode, e deve, é mudar a sua rotina para evitar os problemas que citei. Ou seja, de nada adianta dormir pouco durante a semana e achar que pode recuperar isso no fim de semana.
Eu já disse que é fundamental que você mude seus hábitos, então separei alguns muito importantes:
Crenças erradas
Eu sei que se você disser que dorme 9 horas por dia, muitas pessoas vão te achar preguiçoso. Isso acontece porque a sociedade ainda não entendeu o quanto o sono é importante.
Mude a sua atitude e a crença de que estão certas, porque o seu corpo e a sua mente realmente precisam de descanso para aguentar a correria do dia a dia e para que você consiga realmente ser produtivo. Mude seus hábitos e mostre a outras pessoas que elas também precisam mudar.
Iluminação
Muitas pessoas não gostam de dormir no escuro, mas isso é importante para liberar um hormônio que ajuda a dormir, chamado melatonina. Por isso, diminua a iluminação, desligue os aparelhos eletrônicos e relaxe. Tenho certeza que vai acordar muito mais disposto no dia seguinte!
Administre o seu tempo
Ninguém gosta de dormir sem ter realmente feito tudo o que era necessário durante o dia, seja estar com a família, sair com amigos, assistir TV ou mesmo finalizar um projeto do trabalho.
Normalmente, saímos muito cedo de casa e voltamos tarde, então é claro que queremos dar conta de fazer tudo isso e sacrificamos as horas de sono, correto? Mas para não prejudicar a sua saúde, mude seus hábitos e administre melhor o seu tempo, colocando a qualidade do seu sono também como prioridade.
Para que você mude seus hábitos e garanta uma boa noite de sono, eu posso te ajudar. Com o meu e-book você vai entender como dominar seus hábitos para ter mais saúde e qualidade de vida. Clique aqui e conheça o meu livro digital “Domine seus hábitos com a neurociência”!
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo