O poder da neurociência: domine seus hábitos!
Eu sempre digo que para construir um novo hábito o mais efetivo é agir até que a repetição faça com que você os domine. É preciso ter resistência emocional e não cair nos erros mais frequentes para dar realmente uma virada na vida e conquistar o que quer.
A neurociência mostra que querer nem sempre é poder, porque mais importante do que a motivação é a ação. Não podemos esperar a vontade de comer salada para iniciar uma dieta. Os hábitos já estão gravados na memória e preferimos sempre o piloto-automático do que criar novas rotinas que demandam dedicação, força de vontade e resiliência. Mas lembre-se de que é completamente possível fazer com que você domine seus hábitos!
Domine seus hábitos
Comportamentos automatizados não são ruins, porque são eles que nos permitem fazer tantas coisas durante o dia. Já pensou se realmente precisássemos pensar em cada ação? O problema é que nem todos os hábitos diários são bons. Da procrastinação ao uso do álcool, os hábitos podem ser realmente muito nocivos, o que torna fundamental uma mudança e um domínio sobre cada um deles.
Quanto mais rápida for a resposta de uma atitude, mais facilmente ela vira hábito, e mais difícil é mudar. Para driblar o comodismo e instituir novos hábitos, existem técnicas, explico melhor como isso é possível no meu livro “Domine seus hábitos com a neurociência“.
Para que você domine seus hábitos é necessário que haja a ação em si, a recompensa e um gatilho que leva àquele comportamento, tipo o café que convida ao cigarro.
Para desconstruir um mau hábito, é preciso mudar ao menos uma das três etapas, como descobrir o gatilho e eliminá-lo, dividir o objetivo em metas menores e criar prêmios imediatos para ações com efeitos a longo prazo. Quer saber como?
Se o seu problema é comer muito doce, você vai parar de frequentar lugares que vendam, porque eles serão o seu gatilho. Também é importante limpar os armários de casa, eliminando vestígios de doce, por exemplo. Depois disso, institua uma compensação por ter vencido esse mau hábito com alguma atividade que te seja prazerosa e faça bem – de preferência um bom hábito, como sair para dançar ou ir ao cinema.
Domínio não é condicionamento
Para que você domine seus hábitos, não precisa condicioná-los. Você precisa ter a escolha e a responsabilidade das suas decisões. Mudar é um desafio mesmo, mas quando você percebe que é o melhor caminho para uma vida melhor, tudo se torna mais fácil.
Quer saber quais são as outras ações que você pode adotar para que domine seus hábitos e tenha acesso completo ao material que te ajudará a colocar qualquer hábito novo em prática facilmente? Clique aqui!
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo