Os segredos da resistência à mudança
Os Segredos da Resistência à Mudança
É muito comum, seja no ambiente corporativo ou familiar, uma pessoa querer mudar a outra. Às vezes, um gestor quer que seu colaborador trabalhe de uma maneira mais eficiente. Ou o pai que quer mudar o filho, querendo que ele estude mais. Mas as pessoas tem uma certa resistência à mudança.
Para compreender essa resistência à mudança, nós temos que entendê-la de uma maneira holística, ou seja, abordar o problema a ser tratado como um todo, não através de uma visão fragmentada da realidade. Quando uma pessoa busca a mudança dizendo, por exemplo, que seu filho deve estudar para melhorar a vida, ela está mostrando duas coisas ao mesmo tempo: as vantagens de mudar e as desvantagens de não mudar. Aparentemente isso resolveria o problema, mas não… a resistência à mudança tem um outro aspecto, mais inconsciente, conhecido como ‘ganho secundário’, que são as vantagens da pessoa não mudar. No nosso exemplo: estudando menos, o filho teria mais tempo para passear, sair com os amigos, etc.
Então, lembre-se sempre de analisar os ganhos secundários já que eles são os principais obstáculos para se atingir a mudança.