Otimismo faz bem para a saúde
Um estudo indica que pessoas mais otimistas ficam menos doentes do que as pessimistas. O professor Sheldon Cohen inoculou o vírus da gripe em pessoas que têm os dois tipos de comportamento. O grupo dos pessimistas ficou mais doente do que os otimistas.
A boa notícia é que se você se classifica como pessimista há como aprender a ser otimista, como descreveu Martin Seligman em um livro sobre o tema. Para quem quer mudar de lado, é bom entender quais são as características de cada um.
Pessimistas X Otimistas
– Permanência: pessimistas têm visão fatalista, usam muito as palavras sempre e nunca. Acham que sempre serão perdedores e que os regimes, por exemplo, nunca funcionam. Já o otimista sabe que existem meios termos, que as coisas podem mudar.
– Abrangência: um pequeno problema pode estragar a vida do pessimista por vários dias. Se uma mulher pessimista rasga o vestido no fim de semana em uma festa ela sofre com isso até quarta-feira. O otimista é específico, sabe que aquele problema foi em um determinado momento e que a vida segue.
– Personalização: a culpa do que dá errado para os pessimistas é sempre dos outros e o que tem êxito é de responsabilidade dele. Por não assumir que pode ter uma parcela de culpa e atribuir o erro a fatores externos, o poder de ação dele para mudar situações é bastante limitado, às vezes até nulo. Os otimistas sabem que devem fazer por onde para terem sucesso e concentram os esforços no que depende deles.
Ao ter consciência do que faz uma pessoa otimista ou não, é possível prestar atenção em nosso comportamento e pensamento para não cairmos no pessimismo. Saber que nada é pré-determinado, que alguns problemas são momentâneos e que temos que tomar as rédeas da vida sempre que possível são algumas atitudes que determinam a postura dos otimistas.
É importante entender que é preciso ser um otimista realista, pois quem reconhece que tem responsabilidade sobre o que acontece com ele é proativo. Entendam por otimistas realistas aqueles que são precavidos. Esses, se estivessem em um barco, ajustariam as velas ao invés de somente esperar por bons ventos, que seria o que um mero otimista faria. Já os pessimistas reclamariam do vento e não iriam tomar providências.
Pelo bem de sua saúde e dos seus projetos de vida, seja mais otimista!