A Pirâmide do Conhecimento
Existem diversas formas de aprender. Seja ouvindo em uma sala de aula, lendo, participando de uma demonstração, interagindo em um grupo de discussão ou praticando diariamente uma atividade, é possível aprender de quase todas as maneiras. Mas, curiosamente, a forma de reter a maior quantidade de conteúdo é ensinando.
Cada uma das formas de aprendizado que listei acima, tem uma taxa de retenção do conteúdo ao qual se foi exposto. Por exemplo, se você assistir passivamente a uma palestra ou aula, você reterá, em média, 5% do conteúdo abordado. Se você praticar o que foi ensinado, você tem o potencial de reter até 75% do conteúdo, ou seja, uma retenção 15 vezes maior.
Agora, se você estiver disposto a ensinar a alguém logo que você aprendeu, tem a possibilidade de reter até 80% do conteúdo recém assimilado. Espantoso, não é?
Com base nisso, tenho dois conselhos para te dar. O primeiro é: coloque em prática, imediatamente, qualquer conhecimento que você queira de fato assimilar. Quer aprender a tocar um instrumento: pratique assim que a aula acabar, e siga praticando. No curto prazo a retenção será maior, e no longo prazo a perda desse conhecimento será menor.
Eu produzi um material rico e 100% gratuito, que ajudará você a descobrir quais hábitos do cotidiano você pode adquirir ou retirar da sua vida, para alcançar com mais facilidade suas metas. E isso se encaixa perfeitamente no quesito aprendizado. Estou falando do meu e-book “Mini-Hábitos”. Para baixar, clique no botão abaixo:
Baixar e-book: O Poderoso Mini-Hábito
Meu segundo conselho: ensine a outras pessoas. Assim que você aprender algo, converse com amigos ou familiares sobre o tema. Isso potencializa enormemente a retenção do conteúdo, pois você tem de recordar o que aprendeu e explicar, esclarecendo dúvidas de seu “aluno” e tirando também as suas próprias conclusões, dando-lhe uma outra perspectiva do assunto abordado. Ensinar te apresenta o assunto a partir de um ponto de vista que não é o seu.
Uma grande vantagem competitiva nos dias de hoje é ser capaz de aprender, cada vez mais rápido e com maior qualidade. Acredito que, se conhecimento é poder, a capacidade de aprender é um superpoder.
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo