Preste mais atenção no agora
Recentemente eu estava no aeroporto e ao meu lado, três colegas conversando. Enquanto um deles contava uma história e os outros dois ouviam, ele se distraiu com o celular. Ao voltar, disse: “onde eu estava mesmo?” e nenhum dos dois ouvintes sabia dizer. Conclusão: ninguém estava prestando atenção: nem ele que estava contando, nem os dois que teoricamente estavam ouvindo.
Nós temos que, cada vez mais, praticar a nossa presença. A única coisa que existe na vida é o momento presente, como o passado já passou e o futuro ainda não chegou, só existe o aqui e o agora. A capacidade de perceber o presente com todos os seus sentidos é, de acordo com muitas tradições, um aspecto fundamental da nossa felicidade. É dessa forma que podemos sentir o que de belo a vida tem para oferecer.
Sempre que perceber que você está “voando”, respire fundo, foque na sua respiração e volte para o momento presente. Praticar isso várias vezes ao dia trará impactos positivos tanto para sua saúde psíquica, quanto para a saúde física.
A isso chamamos de ‘atenção plena’, ou mindfulness, uma espécie de meditação sem cunho religioso que prega estar aqui e agora, onde a vida acontece.