Quando a dieta se torna um mau hábito? Veja os maiores sinais!
Você é o tipo de pessoa que sempre tem uma dieta na manga quando quer perder alguns quilinhos? Pode ser a da sopa, dos pontos, do grupo sanguíneo, sem glúten, do shake ou qualquer outra que elimina o consumo de determinado alimento e radicaliza na ingestão de outro.
Se você for, tome muito cuidado porque esse tipo de restrição alimentar torna a dieta um mau hábito extremamente perigoso à saúde e não te ajuda em nada a emagrecer da maneira correta.
Muitos prejuízos podem ser causados por regimes de emagrecimento realizados sem nenhum critério, e sem pensar que essas dietas restritivas não levam em conta o estado de saúde, se a pessoa tem alguma intolerância, o estilo de vida, os nutrientes necessários e. mais do que isso, não promovem a educação alimentar e nem acompanham a manutenção do peso perdido, reforçando realmente um mau hábito.
Para entender melhor sobre quando uma dieta se torna um mau hábito, separei alguns exemplos bastante comuns para você prestar atenção e não cair em qualquer promessa de emagrecimento rápido:
Efeito sanfona
Talvez, esta característica seja a que mais assusta as pessoas, já que ninguém quer emagrecer e engordar tudo de novo depois – às vezes, até mais do que antes da dieta. Isso acontece porque há perda de gordura e de massa muscular, diminuindo as necessidades de energia.
Ao interromper esse regime, a pessoa volta a engordar. Mas não falo aqui desse mau hábito apenas por questões estéticas, mas também porque o efeito sanfona sobrecarrega os órgãos ficando ainda mais difícil emagrecer depois.
Deficiência nutricional
Dietas à base de apenas um determinado nutriente, como carboidratos, proteínas, fibras ou líquidos são extremamente prejudiciais, o que, obviamente, significa um mau hábito. Digo isso, porque isoladamente esses grupos alimentares não oferecem todos os os nutrientes que o organismo precisa.
Você pode até emagrecer, mas, sem dúvida, seu corpo vai sofrer as consequências do déficit de vitaminas e minerais, tirando sua qualidade de vida e prejudicando a sua saúde.
Falta de energia
Esse sintoma é muito comum logo nos primeiros dias de uma dieta restritiva, já sinalizando o mau hábito desde o começo. A estratégia, como eu disse, pode até te fazer perder peso, mas você não conseguirá mantê-lo.
Com o seu corpo pedindo os nutrientes necessários para funcionar bem, você pode acabar doente e vai engordar tudo depois novamente. Além disso, a falta de energia não vai te deixar ser produtivo no trabalho e em nenhuma outra área da vida.
Esses foram apenas alguns exemplos de quando a dieta se torna um mau hábito, mas existem muitos outros sintomas como intestino preso, mau hálito, dores de cabeça, compulsão por açúcar, entre outros.
Acredite, você não precisa desse tipo de dieta e sim aprender a dominar seus hábitos e focar nos que te fazem bem, como se reeducar alimentarmente. Quer saber o que você pode fazer para conseguir isso? Eu posso te ajudar! Tenha acesso a um material completo que te auxiliará a transformar seus maus hábitos em bons. Acesse: https://goo.gl/uuGnEH
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo