Querer ser perfeito te impede de realizar grandes sonhos
A perfeição é a meta de muita gente. O objetivo é válido, pois sempre tentaremos melhorar uma tarefa, um projeto e até a nós mesmos. No entanto, a busca pela perfeição pode ser um obstáculo que te impede de dar o primeiro passo e ainda ser razão de sofrimento. Isso acontece por dois motivos: a perfeição não existe e porque nos criticamos internamente o tempo todo.
Algumas linhas da psicologia, inclusive, afirmam que temos várias sub-personalidades, uma delas é a crítica. Muitos até dizem que se falássemos tudo que direcionamos para nós mesmos, que o crítico diz, não teríamos nenhum amigo. Nosso crítico é muito forte, em algumas pessoas mais do que em outras.
Ele é formado desde a infância, certamente diante dos apontamentos dos erros que cometemos. Uma professora que ressalta mais os erros do aluno do que os acertos, por exemplo, faz com que o estudante internalize a crítica e forme o crítico de si mesmo, o que pode ter reflexos durante toda vida. É ele que pode detê-los no sonho da perfeição. Por isso, há um ditado verdadeiro e muito bonito:
Comece algo de medíocre na sua vida em vez de ficar sonhando com a perfeição.
É impossível não errarmos ao longo da caminhada, assim, principalmente aqueles que têm o crítico muito forte sofrem muito quando algo não sai conforme o planejado. O crítico pisa em quem pensa que tudo deve ser perfeito.
Assim, o erro deve ser visto como oportunidade de aprendizagem e não de incompetência.Isso evita que projetos fiquem no meio do caminho ou nem saiam do papel. Além disso, reforço que a perfeição não existe e que muita gente não faz nada por querer ser perfeito. Inicie seus projetos sem medo de errar, o erro é parte essencial da aprendizagem.