Reconhecer prioridades para realizar a gestão do tempo
Manter o foco nos dias de hoje, fazer a gestão do tempo, não é tarefa fácil, porém é essencial. E-mails chegam o tempo todo, o telefone não para de tocar, os avisos de mensagens também. Há uma ideia de que precisamos responder a tudo o mais rápido possível. Além disso, contratempos, como o nome diz, podem desfazer o planejamento do dia. Por isso, é fundamental sabermos diferenciar o que temos que resolver realmente e o que pode ser deixado para outro momento.
Costumo dizer que temos vários tipos de tarefas:
Urgentes e importantes: quando um filho está doente é preciso levá-lo ao médico o mais rápido possível, não tem como adiarmos, não podemos escolher. É uma tarefa importante e urgente ao mesmo tempo.
Urgentes e não importantes: os e-mails que chegam a todo momento devem ser lidos, mas, na maioria das vezes , não são importantes. O mesmo acontece com outras formas de comunicação, como mensagens no celular.
Importantes e não urgentes: são relevantes, apesar de podermos deixar para depois, de não serem tarefas urgentes. Cuidar preventivamente da saúde, estudar algo que vai te ajudar na carreira são alguns exemplos. Como diz a sabedoria popular: “a melhor hora para se trocar o telhado é em dias de sol.”
Não importante e não urgentes: são tarefas que não têm pressão de tempo e também não trarão ganhos.
Dessa forma, antes que uma questão em sua vida torne-se uma crise – urgente + importante – é possível crescer com medidas preventivas, que geralmente são tomadas por pessoas proativas. Uma pessoa que cuida da saúde terá mais qualidade de vida, pode evitar e descobrir enfermidades ainda no início. Quem busca aperfeiçoar-se sai na frente no mercado de trabalho ao passo que aqueles que esperam vêem-se impedidos de se candidatar a uma boa oportunidade por não possuir os pré-requisitos exigidos.