Saúde e Felicidade
Saúde e Felicidade é um tema que caminha conosco pelo resto da nossa vida, e ao longo dessa jornada temos momentos em que podemos perceber ambos, nesse artigo mostramos como elas podem estar relacionadas e o que podemos fazer para melhorar.
O Estudo da Saúde e Felicidade
A professora Barbara Fredrickson, da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, realizou um estudo em que ela pedia a 80 participantes para avaliar o seu nível de felicidade. (1)
Ela descobriu que todos eles tinham um nível de saúde e felicidade muito parecido, mas diferenciou dois tipos de felicidade:
- a felicidade do “sentir” (daquelas pessoas que tinham muitas experiências prazerosas na vida)
- felicidade do “ser” (em que as pessoas buscavam uma vida mais significativa, valores espirituais, entre outros).
Apesar de o nível de felicidade entre as pessoas ter sido o mesmo, cada uma tinha uma mistura destes dois tipos diferentes.
A professora decidiu então avaliar os anticorpos destas pessoas, tentando relacionar níveis de saúde com a felicidade.
O resultado obtido foi:
As pessoas que tinham sua felicidade mais focada no “sentir” (nos prazeres), possuíam anticorpos menos resistentes ou em menor quantidade;
Já as pessoas que focavam a razão de sua felicidade no “ser“, ou seja, em experiências significativas, apresentaram índices melhores dos anticorpos.
É possível concluir que:
Mesmo falando que se sentiam felizes igualmente, o corpo dessas pessoas sabia distinguir qual era a felicidade mais importante.
Ou seja, o corpo é mais inteligente do que a consciência. Isso é revolucionário.
Procure ter em sua vida os dois tipos de felicidade.
Na busca pelos prazeres, baseie-se em experiências mais significativas, isso trará um retorno mais duradouro para a sua vida.
A Saúde e Felicidade caminham juntas, o equilíbrio é, sem dúvida, a chave para ser mais feliz e ao mesmo tempo mais saudável.