O ‘top 7’ dos benefícios da linhaça
Durante séculos, as sementes de linhaça tem sido apreciadas por suas propriedades saudáveis.
De fato, o Imperador romano Carlos Magno ordenava que seus súditos comessem sementes de linhaça. Portanto, não é de admirar que eles adquiriram o nome de linum usitatissimum, o que significa “o mais útil”. Hoje em dia, as sementes de linhaça estão emergindo como um “super alimento” à medida que mais pesquisas científicas apontam para seus benefícios para a saúde.
Aqui estão 10 benefícios da linhaça para a sua saúde que foram comprovados pela ciência.
1. É carregada de nutrientes
Apenas uma colher de sopa fornece uma boa quantidade de ácidos graxos,proteína, fibra e Ômega-3, além de ser fonte de algumas vitaminas e minerais.
Uma colher de sopa de linhaça contém:
- Calorias: 37
- Proteínas: 1.3 gramas
- Carboidratos: 2 gramas
- Fibra: 1.9 gramas
- Gordura total: 3 gramas
- Gordura saturada: 0.3 gramas
- Gordura monoinsaturada: 0.5 gramas
- Gordura poliinsaturada: 2.0 gramas
- Ácidos Graxo Omega-3: 1,597 mg
- Vitamina B1: 8% do RDI
- Vitamina B6: 2% do RDI
- Ácido fólico: 2% do RDI
- Cálcio: 2% do RDI
- Ferro: 2% do RDI
- Magnésio: 7% do RDI
- Fósforo: 4% do RDI
- Potássio: 2% do RDI
(*) RDI = Referência Diária de Ingestão
2. É rica em Ômega-3
A linhaça é fonte do ácido alfa-linolênico (ALA), um ácido essencial do grupo Ômega 3. Os ácidos graxos ALA em plantas tem benefícios comprovados para a saúde cardíaca e estão ligados a um menor risco de acidente vascular cerebral. O Ômega 3 existe somente dentro da semente e nós não digerimos a casca. Portanto, para ter acesso ao óleo temos de moer a semente, detalhe importante, o óleo se estraga muito facilmente em contato com ar e luz, então quando se compra a semente já moída, o óleo já foi oxidado. A solução é moer em casa, o mais próximo possível do momento da ingestão
3. Pode reduzir o risco de câncer
As sementes de linhaça contêm um grupo de nutrientes denominados lignanas, que possuem poderosas propriedades antioxidantes e estrogênicas. Eles podem ajudar na prevenção de câncer de mama e próstata, bem como outros tipos de câncer.
4. É rica em fibras
Apenas uma colher de linhaça contém 3 gramas de fibra, que representa 8-12% da ingestão diária recomendada para homens e mulheres, respectivamente.
Com tanta fibra embalada em cada pequena semente, adicionar linhaça à dieta promove movimentos intestinais regulares e pode melhorar a saúde digestiva.
5. Pode melhorar o colesterol
O alto teor de fibras pode ajudar a reduzir o colesterol e desempenhar um papel importante na melhoria da saúde cardíaca.
6. Contém proteína de alta qualidade
Por ser rica em proteínas, a linhaça pode ser uma alternativa para pessoas que não comem carne.
7. Pode ajudar no controle de peso
O consumo de linhaça aumenta a sensação de saciedade. O sentimento de fome reduzida provavelmente se deve ao teor de fibras solúveis da linhaça. Isso retarda a digestão no estômago, o que desencadeia uma série de hormônios que controlam o apetite e proporcionam uma sensação de saciedade.
Quanto você precisa consumir?
Os benefícios de saúde observados em estudos clínicos foram observados com apenas 1 colher de sopa (10 gramas) de sementes de linhaça por dia.
No entanto, recomenda-se manter o número de porções em menos de 5 colheres de sopa (50 gramas) de linhaça por dia.
Adaptado de Healthline