Trabalhar muito não é sinônimo de dinheiro
Ao longo da vida nos deparamos com pessoas que têm mais e outras que têm menos dinheiro. Muitas vezes, alguns atribuem a prosperidade à sorte, talento e inteligência. Pode ser até que a vida financeira das pessoas tenha a ver com estes fatores, mas a forma como se ganha o dinheiro é fundamental para que tenhamos uma vida mais próspera ou não.
Um quadrante proposto no livro “Pai Rico, Pai Pobre”, por Robert Kiyosaki, pode nos ajudar a compreender que na verdade a forma como se ganha o dinheiro é fundamental para ter mais ou menos recursos financeiros. E há quatro maneiras, são elas:
1- Como empregado: pago por hora, o montante final não terá alterações significativas.
2- Autônomo: continuará a ganhar por hora, assim pode ganhar mais ou menos, dependendo da quantidade de tempo que se empenhar no trabalho e de quanto cobra por hora.
3- Investidor: a possibilidade de lucro é maior, já que não depende mais das horas trabalhadas e sim do retorno do investimento.
4 -Dono de um negócio: as possibilidades de lucro são maiores, pois pode delegar funções para outras pessoas e concentrar-se em questões estratégicas, de gestão.
Dessa forma, o problema não é o quanto se trabalha, é como trabalhamos. Devemos refletir sobre estas questões para não sermos vítimas, reféns das maneiras que não nos trarão tanto retorno financeiro, no caso de quem quer ter rendimentos maiores. Caso contrário, a pessoa vai correr, correr e não conseguirá alcançar seus objetivos, é o que Robert chama de “Corrida dos Ratos”, uma analogia com os ratinhos em uma gaiola na roda gigante. Ele faz a roda girar, mas nunca chega a lugar nenhum.
Segundo Lair Ribeiro, ganhar é apenas uma das leis da prosperidade, que seriam: a lei do ganhar, a lei do economizar, a lei do gastar e a lei do investir.
Podemos ter dificuldade com um, duas ou mais destas leis.
Por exemplo, existem aqueles que não sabem gastar, embora tenham acumulado uma boa quantia ao longo dos anos. Pelo que acompanho em meu consultório, certos profissionais são muito bem sucedidos, mas quando são recompensados financeiramente parecem não se permitir a usufruir do que conquistaram. Neste ponto eles voltam a “estaca inicial” e começam tudo de novo, como se buscassem algo maior, o que pode provocar desgaste e estresse.
Reflita sobre as quatro leis, veja com quais tem mais dificuldade, e busque desenvolver hábitos financeiros saudáveis.