A Tríade da Liderança
Ouvimos por todo lado sobre a escassez de líderes e ao mesmo tempo sobram teorias sobre as características do líder ideal, tais como o “Líder servidor”, “Líder coach”, “Líder samurai”, “Líder criador de líderes”, apenas para citar algumas.
Segundo Warren Bennis, talvez a maior autoridade mundial em liderança, até hoje não se tem um conceito aceito por todos do que seja um líder. Já imaginou dois médicos conversando sobre uma fratura de fêmur e cada um tendo um conceito diferente do que seja um fêmur?
Então, passamos a nos perguntar qual destes modelos seria o ideal. Para responder a esta pergunta, eu acredito que a liderança deva ser analisada através de três pontos inseparáveis:
Líder
Liderados
Contexto
Se você, na busca para se tornar um líder ou para entender liderança, deixar de fora um destes itens, com certeza, ele estará incompleto. Vou mais além, qualquer um de nós, em uma situação na qual seja necessário gerar resultados, seremos influenciados por este três pontos.
Primeiro, vamos ao líder. Este deve conhecer seus pontos fortes e fracos, saber o que funciona e o que não funciona para ele, e, acima de tudo, ser autêntico. Na História contabilizamos líderes introvertidos, outros extrovertidos, alguns egocêntricos, outros humildes, mas o fato é que todos os que se destacaram foram autênticos, isto é, souberam alavancar o que faziam bem, e compensar seus pontos fracos apoiando-se em liderados mais próximos, que podemos chamar de co-líderes.
Quanto aos liderados, o líder tem de compreendê-los, saber como os fatos são percebidos por eles e o que esperam. Existem milhares de obras sobre como ser líder, mas, proporcionalmente, muito poucas sobre como ser um liderado eficaz. E, vejam
bem, sempre que você é líder de um grupo, no caso de uma organização, na grande maioria das vezes, você é liderado por alguém acima de você.
Para melhor entender a sua relação com seu liderados, se pergunte, sempre, “por que as pessoas deveriam me seguir?”.
O terceiro ponto é o contexto, tanto o intangível (cultura), quanto o tangível. Inicialmente, um líder cria uma cultura. Depois de criada esta cultura, passa a criar líderes que perpetuam a nova cultura e quando esta não for capaz de gerar os resultados necessários, um líder é chamado para transformá-la. Resumindo, como líder, ou você estará reforçando uma cultura já existente ou estará criando uma nova.
Jamais subestime o poder de um contexto, este tem a capacidade de extrair o que temos de melhor e o que temos de pior.
O professor de psicologia da Universidade de Stanford, Philip Zimbardo,realizou um estudo nos anos 70, onde simulou uma prisão.
Um grupo de estudantes assumiu o papel de guardas e outro de prisioneiros. Todos eram estudantes de alto nível, mas o contexto de uma prisão criou uma série de comportamentos inesperados, os guardas se tornaram tão agressivos, que alguns prisioneiros tiveramde sair do estudo, devido ao seu estado emocional e o estudo programado para durar 14 dias, teve de ser interrompido no 6° dia.
Você, como líder, deve se perguntar se os comportamentos dos seus liderados são traços de personalidade ou gerados pelo contexto, pois, neste caso, colocar outra pessoa no lugar não vai resolver o problema. Por exemplo, um contexto de competição individual excessiva pode começar a prejudicar os resultados da equipe, era como se o mais importante se tornasse marcar gols e não ganhar a partida, então é melhor perder de 5 a 4 do que ganhar de 1 a 0. Por outro lado, um contexto onde haja um excesso de foco nos relacionamentos poder reduzir a motivação para buscar resultados, e a equipe se acabar se tornando um grupo de amigos, perdendo a noção de seu objetivo original.
Dentro do contexto, também cabe ao líder entender as crenças limitantes que estão interferindo na sua percepção das possíveis oportunidades. As crenças funcionam como filtros, iguais a óculos, se você colocar um óculos azul, vai ver tudo azul, se colocar um
vermelho vai ver tudo vermelho, mas o mundo não é azul nem vermelho, e sim,multicolor, mas os óculos que está usando, pode estar limitando a sua percepção da realidade.
Para expandir a percepção, eu sugiro que faça a você e a sua equipe a seguinte pergunta: “O que é impossível no meu campo de trabalho, mas se fosse possível, mudaria fundamentalmente o que faço.”
Portanto, lembre-se: sempre que estiver em um momento de liderança, procure analisar os três pontos, a si mesmo, o outro e o contexto onde estão. Desta maneira, seja você líder ou liderado, as suas chances de sucesso serão muito maiores.