A Tríade da Performance
Performance é uma palavra que veio do inglês cujo significado é “capacidade de gerar resultados”. Essa capacidade é determinada por três fatores:
1) talento: uma parte é nata, você nasce com ele, e outra parte que pode ser adquirida. Estudos recentes mostram que o que faz diferença é a prática. Um indivíduo talentoso, seja um jogador grande de futebol ou de basquete, como por exemplo o Oscar, que conta que só ia pra casa após acertar um determinado número de cestas, são um exemplo de pessoas que praticaram mais do que as outras, por mais que já tivessem esse talento dentro delas. É a teoria das “Dez Mil Horas” que diz que para competir a nível internacional em qualquer nível, seja esportivo ou profissional, você deve treinar no mínimo três horas por dia durante dez anos.
2) atitude: tão importante quanto o talento, é a atitude. De nada vale ser talentoso e não ter atitude perante a vida. O maior exemplo disso é o Tim Maia, que mesmo sendo um dos músicos mais talentosos do país, simplesmente não comparecia aos shows, ou seja, não tinha atitudes responsáveis.
3) oportunidades: de nada vale ter talento e atitude se as oportunidades não surgem na sua vida. E você deve se perguntar: como eu faço essa oportunidade surgir? Você tem que criar ação! Você nunca sabe o que vai acontecer, a oportunidade é um efeito colateral da ação. Então, a única coisa que você pode fazer é se colocar em movimento.
Portanto, a performance é determinada por essa tríade: talento, atitude e oportunidade.