Zinco melhora resposta imune
Um artigo publicado em janeiro de 2016 no American Journal of Clinical Nutrition. mostra o resultado de um estudo duplo-cego, onde encontraram um efeito positivo da suplementação de zinco sobre os indicadores da função imune em idosos.
Pesquisadores de Boston escolheram 53 idosos residentes em asilos, com 65 anos ou mais e que tinham níveis baixos de zinco no sangue. Foi prescrito 30 miligramas (mg) de zinco ou um placebo (substância sem efeito) que continha 5 mg de zinco por três meses.
No final do estudo, os participantes que receberam 30 mg exibiram um aumento significativo no número de células T periféricas. Eles também aumentaram significativamente os níveis séricos médios de em 16%, quando comparado com o grupo placebo.
Os pesquisadores concluíram:
“A deficiência de zinco está associada a alterações na função mediada por células T semelhantes às observadas com o envelhecimento”, observam Junaidah B. Barnett, da Universidade Tufts . “A suplementação com zinco pode desempenham um papel importante no aumento da concentração de zinco no soro, na melhoria da imunidade, e na prevenção de doenças infecciosas tais como a pneumonia em idosos.”
Obs: sempre consulte seu médico sobre o uso ou mudança de medicamentos