Como a família influencia na construção dos hábitos saudáveis dos jovens?
Eu sempre digo o quanto é importante incentivar crianças e jovens aos bons hábitos desde cedo. Para que isso seja possível, o ideal é que os pais criem um ambiente familiar longe de tentações e guloseimas, valorizando uma dieta equilibrada em todas as refeições, incentivem a prática de exercícios, facilitem a socialização, entre outras coisas.
Somente assim, os filhos compreenderão a importância de hábitos saudáveis em todas as fases da vida.
Se os pais não têm preocupação com a alimentação, com o sono, a rotina e o comportamento, os filhos crescem com o mesmo pensamento e dificilmente terão hábitos saudáveis, principalmente os jovens, influenciáveis pelo meio em que vivem.
Para incentivar e ajudar na construção de bons hábitos, é importante que mesmo os jovens tenham horários para as coisas, como refeições – e que a família se junte para comer -, estudos, diversão, computador.
Eu sei que na adolescência fica complicado controlar os filhos, mas é importante ter uma rotina mesmo assim. Claro, sem tirar a individualidade e os desejos de cada um, mas demonstrando a importância de hábitos saudáveis. Separei algumas dicas que podem ajudar.
Incentive a leitura
Alguns jovens chegam à adolescência gostando de ler, mas para os que ainda torcem o nariz, existem algumas táticas. Se o seu filho adolescente não está acostumado com a leitura, é pouco provável que troque a tela do celular por um livro, mas você pode usar isso a seu favor utilizando livros digitais.
Também é possível incentivá-lo a partir de livros cuja história está fazendo sucesso no cinema ou mesmo histórias em quadrinho.
Tudo que possa agradar, de alguma maneira, o perfil do seu filho, é válido para a construção de hábitos saudáveis. E não se esqueça, fica muito difícil incentivar o que você não faz, então mostre que a leitura é muito prazerosa e escolha um livro você também.
Não fume ou beba na frente deles
A maior arma contra os hábitos saudáveis dos adolescentes é o comportamento nocivo dos pais. Fica muito difícil mostrar que fumar e beber álcool é algo ruim se você fizer isso todos os dias. Você não terá autoridade nenhuma para falar sobre saúde e qualidade de vida agindo assim e, acredite, muito provavelmente eles levarão este mau hábito para a vida adulta.
Incentive a alimentação saudável
Cerca de metade dos adolescentes não comem quantidades suficientes de fruta, legumes de cor verde, como brócolis, couve ou espinafres, ovos ou tomates, comprometendo gravemente a sua alimentação saudável.
Se durante a infância não foram incentivados a isso, ainda há tempo, mostrando realmente a importância de cada coisa e comendo junto. Lembre-se o quanto é importante os hábitos saudáveis virem de toda a família!
Existem muitos outros hábitos saudáveis importantes de serem incentivados nos jovens. Para te ajudar nisso, aconselho o meu e-book “Domine os seus hábitos com a neurociência”. Garanto que você terá mais saúde e qualidade de vida seguindo os passos do livro e poderá ajudar toda a família, além de si, é claro. Clique aqui para saber mais!
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo