Motivação não é o mais importante para a mudança de hábito. Saiba mais!
Você sempre pensou que a motivação fosse o mais importante para qualquer mudança de hábito, né? Ao menos, é isso que dizem todos os livros de autoajuda que eu conheço. Mas a verdade é que não é bem assim.
Claro que é muito importante, mas o fundamental mesmo é a ação. Você nunca vai comer salada se ficar esperando a vontade aparecer, né?
Você também não vai conseguir comer salada todos os dias se ficar contando apenas com a motivação, porque logo cairá em tentação de um doce ou uma fritura. Nesse caso, você precisa agir primeiro para que a repetição construa um novo hábito, porque o cérebro tende a reagir sempre do mesmo jeito.
A mudança de hábito significa agir e fugir do piloto automático, criando novos comportamentos que sejam bons.
Mudança de hábito
Quanto mais rápida for a resposta de uma atitude, mais facilmente vira um hábito, para bem ou mal. Você sabia que quase metade das ações que você realiza no seu dia não sãoé pensadas? É como se por quase 12 horas do seu dia você não refletisse sobre o que faz. Apenas faz. E continua fazendo, fazendo, e fazendo.
Eu sei que quando falo sobre a importância de dominar os seus hábitos você provavelmente pensa: parece tão simples, mas é tão-tão-tão difícil. Eu diria que não é difícil, mas é desafiador e completamente possível.
A mudança de hábito parece difícil porque as pessoas preferem um sintoma conhecido do que um desconhecido e se sentem angustiadas ao deixar para trás um comportamento tão enraizado. Por isso, digo mais uma vez: você precisa agir e fazer diferente.
A importância de agir agora
Eu sei que toda vez que você precisa decidir sobre algo, um conflito se instaura na sua cabeça sobre qual a melhor escolha. É assim com todo mundo. No caso da mudança de hábito, é preciso fazer o que a razão manda, não a emoção. É preciso realmente fazer.
Os hábitos são vontades que não vão embora. Não nasceram com você, mas após várias repetições, sempre recompensadas com a sensação de prazer, acabaram se tornando comportamentos armazenados na memória.
Tem quem chegue em casa e beba uma dose de whisky após um dia de trabalho. Outros, vão optar por um cigarro. Já outros, trocarão de roupa para irem a academia.
São ações que viraram hábito porque, em alguma medida, lhes dão prazer. Para que a mudança de hábito realmente aconteça e que você tenha maior qualidade de vida e produtividade, é necessário colocar os bons hábitos em prática sem pensar muito. Aja. Agora.
Se quiser saber mais sobre a importância da mudança de hábito, eu posso te ajudar. Baixe o meu e-book gratuito “O Poder do Mini-hábito”. Tenho certeza que vai fazer muita diferença na sua vida. Clique aqui!
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo