Os pilares da alta performance
Se eu tivesse de elencar os principais mantras do século XXI, sem dúvidas apontaria o termo ‘alta performance’ como o protagonista dessa lista. Qualquer pessoa tem seu conceito formado sobre esse tema e sua própria opinião de como atingi-la. E, claro, eu não poderia ser diferente.
Entendo a alta performance como um conceito amparado na gestão de quatro pilares, são eles: energia, tempo, informação e atenção. Se você conseguir performar melhor nessas quatro dimensões, você terá uma alavancagem sinergética de sua performance.
(Apenas para reforçar o conceito, quando falo em sinergia, me refiro àquela situação onde o todo é maior que a soma das partes. Neste caso, por exemplo, 1 + 1 é maior que 2.)
Aprender a gerenciar a sua energia lhe dará mais força para perseguir seus sonhos e objetivos. A fim de te auxiliar nessa busca, eu produzi um material gratuito que ajudará você a identificar os melhores hábitos para a sua vida. Saiba quais pequenos costumes do dia a dia podem atrasar a concretização de seus projetos. Veja como mudar essa situação de uma vez por todas baixando o meu ebook Mini-Hábitos. Para baixar, é só clicar no botão abaixo:
Baixar e-book: O Poderoso Mini-Hábito
Aprender a lidar com o seu tempo é fundamental, pois tempo é vida. Sem uma gestão assertiva desse aspecto, perderemos a vida em função de questões de menor importância.
Em um mundo onde o volume de informações cresce absurdamente a cada dia, vivemos afogados. A gestão da informação passa por saber qual é o tipo de conteúdo que nos é ou será útil, e também por saber selecionar e ter a informação quando ela for necessária.
Ainda mais sério, percebo hoje em minha experiência de consultório que está chegando uma nova geração que pensa da seguinte forma: “Não vou perder meu tempo sabendo disso, quando eu precisar eu pesquiso no Google”. Isso é muito preocupante, pois uma vez que você não joga essa informação para dentro do seu cérebro, você se torna incapaz de fazer associações e ter insights. Assim, as boas ideias não nascem, pois não conseguimos criar novas soluções para os problemas que surgem diariamente.
Por fim, a gestão da atenção. O déficit de atenção é certamente um dos grandes males do mundo moderno. Televisão, computador, redes sociais, tudo hoje compete por nossa atenção, e nos faz ter o foco cada vez menor. Saber o que de fato merece sua atenção é uma ótima forma de começar a gerenciá-la de forma mais assertiva.
Aqui tenho uma dica de ouro para você: deixe de acessar uma rede social por semana. Por exemplo, fique uma semana inteira sem acessar o Instagram. Na semana seguinte, deixe de acompanhar o Facebook. Depois, o Twitter, e assim por diante. Você vai perceber que elas não são tão essenciais e apenas roubam o precioso tempo que poderia estar sendo investido de forma mais útil, em ações que te aproximam cada vez mais de seus sonhos e objetivos.
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo