5 motivos do porque você ainda não tomou o controle da sua saúde
Algumas ações tornam mais difícil tomar as rédeas dos seus hábitos saudáveis, mas é possível ser agente de mudança e alcançar melhor qualidade de vida
Mudanças são sempre difíceis porque dizem respeito a transformar um hábito, um estilo de vida que, muitas vezes, não damos conta de fazer. Um hábito é um comportamento em que não precisamos pensar antes, porque está no automático da vida. Mudar afeta não apenas a você, mas a todos do seu convívio e o ambiente em que você vive ou trabalha, para o bem ou para o mal.
O domínio dos seus hábitos garante maior qualidade de vida e o controle da sua saúde. É aquilo que eu sempre digo: “aquele que não tem tempo para cuidar da saúde, terá que arranjar tempo para cuidar da doença”. Se você não tem o controle da sua saúde, vou te dar 5 motivos do porque. É importante refletir a respeito e se lembrar de que tudo o que você faz hoje, com certeza refletirá no amanhã, tanto no seu corpo quanto na sua mente.
- Procrastinação. É a arte do adiar. O hábito de deixar as coisas para depois parece ter se naturalizado, e esse adiamento resulta em doenças físicas e mentais de curto e longo prazo, além de deixar as pessoas longe de alcançar metas de trabalho e objetivos de vida. É impossível cuidar bem da saúde se esses cuidados são deixados sempre pra depois.
- Resistência. Resistir à hábitos saudáveis, reclamar das mudanças necessárias, torna cada vez mais distante a possibilidade de controlar a sua saúde. É claro que tomar as rédeas da situação nem sempre vai ser a coisa mais fácil do mundo, mas é preciso resistir aos primeiros dias, semanas e até mesmo meses, porque o seu cérebro também precisa de um tempo para entender que as novas atitudes se tornaram hábitos de fato.
- Agir sem pensar. Sabe quando parece que a vida está no piloto automático? Pois é, às vezes, ela está mesmo. Você faz coisas nocivas à sua saúde sem ao menos se dar conta disso. Dorme pouco, come o alimento errado em horários errados, não se exercita, passa o dia sentado, não desgruda do celular, fica tempo demais na internet, entre muitas outras coisas que são danosas e que você nem pensa.
- Fatores influenciadores. O estado emocional, o ambiente em que você vive e as suas companhias podem ser fatores influenciadores para que perca a motivação em realmente cuidar da sua saúde. Muitas vezes, dependemos de ajuda externa para desenvolver um bom hábito e, quando isso não ocorre, resultará em desmotivação. Nesse caso, a força de vontade tem que ser o alicerce para a vida saudável.
- Resiliência. Ser emocionalmente saudável não significa viver no paraíso e nunca passar por maus momentos ou ter problemas. O que é necessário aqui é trabalhar a capacidade de se recuperar das adversidades, e do estresse. Essa capacidade é chamada de resiliência. Um dos fatores chave é o equilíbrio entre o estresse e as emoções, expressando-as adequadamente para que evite o peso da depressão, da ansiedade, entre outros .
Os cinco pontos que citei são alguns dos principais motivos que não permitem o controle da sua saúde estar nas suas mãos. O que não pode acontecer, é deixar que essas características abalem a sua força de vontade e, desta forma, as escolhas automáticas e habituais, muitas prejudiciais, sejam maiores do que as saudáveis e conscientes.
Para saber mais sobre o poder da transformação dos hábitos, conheça o meu ebook que traz um método garantido pela neurociência. Domine os seus hábitos e transforme a sua vida. Clique aqui!
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo