Bons hábitos: como ser um adolescente saudável
Hábitos destrutivos podem resultar em aprendizados ou fazer com que você se afunde ainda mais em comportamentos nocivos. Isso pode acontecer desde pouca idade, ainda na adolescência. Mas é claro que é possível mudar, dominar o que te faz mal e construir bons hábitos, garantindo bem-estar, saúde e qualidade de vida a curto, médio e longo prazo.
Tenho certeza de que, às vezes, vem um sussurro da consciência mostrando que a sua vida tem seguido um padrão nada saudável e que isso te fará mal. Quero te lembrar que repetir comportamentos ruins pode até parecer falta de escolha, mas não é.
Ao mudar o foco e insistir em bons hábitos, você irá naturalizá-los e seu cérebro interpretará como algo bom e seguirá fazendo.
Mas como ser um adolescente saudável?
Em vez de deixar os maus comportamentos no piloto automático sem se preocupar, é preciso estar atento ao que desencadeia esses hábitos. Quando você está ansioso para uma prova no colégio, por exemplo, está mais propenso a comer sozinho um saco enorme de batata frita com refrigerante ou a ser grosso com alguém, certo?
Reconhecer isso vai te ajudar a dominar o que faz mal e a focar nos bons hábitos, mesmo que não sejam comportamentos tão comuns em sua casa.
Existem alguns passos que podem te ajudar a construir esses bons hábitos, ainda que não tenham sido adquiridos na infância. Preste atenção:
- Conheça os seus gatilhos: sugiro que você faça um diário e anote os seus comportamentos para entender o que te faz reagir de determinadas maneiras, como procrastinar, comer besteiras, dormir em excesso, dormir pouco, etc.
- Seja consciente: é importante não tapear a si, ou seja, não se enganar tentando achar que um mau hábito não é nada demais. “Mas é só um jogo”, quando você fica quatro horas na frente do videogame ou “só mais uma xícara de café”, quando você já tomou praticamente a garrafa toda.
- Escolha outra coisa: em vez de fazer alguma coisa autodestrutiva, pense no que poderia fazer de útil. Passeie com o seu cachorro, estude, leia um livro, converse com seus pais, pratique um esporte, faça um curso, aprenda a cozinhar pratos novos (saudáveis!), entre outras atividades.
Esses são apenas alguns passos simples para construir bons hábitos e deixar os maus comportamentos para trás. Dominar os seus hábitos é algo que funciona quando você compreende o que está por trás das suas ações.
Acredite, é muito melhor ter a consciência disso na adolescência do que depois de adulto. Controle os gatilhos para os seus hábitos, reconheça-os e mude de rumo para ter uma vida melhor.
Existem muitos outros bons hábitos importantes na adolescência – e em todas as fases da vida. Para te ajudar nisso, aconselho o meu e-book “Domine os seus hábitos com a neurociência”. Garanto que você terá mais saúde e qualidade de vida seguindo os passos do livro. Clique aqui para saber mais!
Grande Abraço.
Dr. Frederico Porto – Médico Psiquiatra e Nutrólogo